top of page

Cooperativas de crédito: o que são e como funcionam?

Cooperativas de Crédito são associações de pessoas, que nelas ingressam voluntariamente e que com ela passam a realizar suas operações financeiras. Ao não depender mais dos bancos tradicionais, as pessoas acabam por conquistar grandes benefícios não apenas para si, mas também para a região em que vivem.

O que é uma cooperativa de crédito?

 

COOPERATIVA DE CRÉDITO é uma associação de pessoas, que nela ingressam voluntariamente (se tornando sócias). Após se associar, elas passam a fazer suas movimentações financeiras através da cooperativa, e não mais com os bancos tradicionais. Estes sócios, como resultado, passam a ser os DONOS da sua cooperativa de crédito, juntamente com centenas ou milhares de outras pessoas.

Como funcionam as  cooperativas de crédito?

As cooperativas de crédito não tem fins lucrativos, ou seja, normalmente os PREÇOS que você paga são mais acessíveis e competitivos do que nos bancos tradicionais.

Além disto, todos os anos, após apuradas as sobras do exercício, as cooperativas convocam seus sócios para comparecer na ASSEMBLEIA GERAL. Na assembleia é decidida a destinação a ser dada para as sobras/resultados que houverem. Sobretudo, a maior parte destas SOBRAS são devolvidas aos sócios, na proporção da movimentação que cada um realizou, valorizando os que são mais fidelizados e que realizam suas operações com a cooperativa.

Diferenciais das cooperativas de crédito

 

Um dos grandes diferenciais de uma cooperativa de crédito é que TODOS SÃO SÓCIOS, não existindo pessoas que sejam apenas CLIENTES. Esta é uma exigência legal para que as pessoas possam operar com uma cooperativa de crédito. Assim sendo, é esperado que todos participem ativamente das decisões da sua cooperativa de crédito, decisões estas que ocorrem nas ASSEMBLEIAS.

As assembleias de uma cooperativa de crédito ocorrem anualmente, obrigatoriamente até o final do mês de abril, e nelas são discutidos e votados, por exemplo:

  1. prestação de contas do ano anterior;

  2. forma de destinação das sobras ou do rateio das perdas;

  3. eleição dos sócios que farão parte do conselho de administração e do conselho fiscal;

  4. definição do valor dos honorários a serem pagos aos conselheiros;

  5. discussões sobre o estatuto social e regimentos internos.

Dentre as cerca de 800 instituições financeiras sob forma de cooperativas de crédito existentes no país, encontram-se instituições dos mais variados tamanhos, com várias delas sendo formadas por mais de 30 ou 50 mil sócios, por exemplo.

As cooperativas de crédito são GERIDAS DEMOCRATICAMENTE, assim sendo, nas assembleias, os sócios elegem, dentre eles mesmos, pessoas que serão responsáveis pela gestão da cooperativa. São os chamados conselheiros de administração, que terão a obrigação de prestar contas de suas ações nas próprias assembleias.

bottom of page